quarta-feira, 31 de março de 2010

No tempo em que nós éramos miúdos embebedar o perú era uma tradição natalícia



Pode parecer estúpido, pode parecer idiota, mas quando recebi a notícia da morte do meu tio há bocado, foi a imagem que me veio à cabeça: os natais de família, porque para nós, o Natal sempre foi importante, bem como a familía. Mesmo que estivéssemos longe, mesmo que não nos víssemos muitas vezes, a família sempre foi importante. Hoje quando recebi, primeiro a notícia de que o tinham levado para um hospital de cuidados paliativos porque as dores se tinham tornado demasiado intensas e, mais tarde a notícia do seu descanso, vieram à memória aqueles natais.Missão do meu tio: amassar as filhoses, tinha sido padeiro na juventude e gostava de bater a massa, pô-la a levedar e ensinava-nos como ver se já estava boa. Depois, ala que lá ia ele para o quintal, com a minha avó, sua mana, para darem de beber ao desgraçado do perú. E lá íamos nos observar, quando chegava a altura de matar o bicho, mandavam-me embora, porque diziam que o animal não morria minha causa, bem feito, eu nem gosto de perú.

Ficamos sempre mais tristes e mais pobres sempre que nos morre um idoso:é uma parte da nossa memória que se vai.
Foram uns natais óptimos, uma família unida que dava importância ao que tinha mais valor: o amor que nos unia.
Estamos mais pobres, como família, mas estes natais ficarão sempre connosco.
Descansa em paz tio Diamantino, que bem o mereces depois de todo este sofrimento.
Um Beijo.

domingo, 28 de março de 2010

É Março, está tudo dito. Para fechar com chave de ouro. Parabéns maninho!



Porque é um irmão com I, como tem sido tio com T e homem com H, tem um medo que me falte o dinheiro, para mim ou para as sobrinhas, por isso foi só o que quis: um bolinho. Mas como há por aí aves agoirentas que sobrevivem de inveja e de complexos,e gostam de cuscar, não vos mostro o bolo, mas digo-vos que tem base de masssa quebrada, uma camada de topping de framboesa, o recheio consta de um creme tipo cheesecake e por cima um pouco de chocolate derretido( fazem umas ondinhas com um garfo, para ficar lindo) e umas framboesas. beijinhos para vocês, mas especialmente para o meu mano, soubémos crescer: de cão e gato na infãncia passámos a adorar-nos e a preocuparmo-nos um com o outro. Não levámos a vida a dizer mal, até precisarmos de ter alguém, porque sempre nos tivémos. À minha cunhada que é a outra pessoa que sei que defenderá as minhas filhas com unhas e dentes se me acontecer algo: obrigada, também, por nunca teres tentado contrariar este amor.
Vou contar-vos uma coisa: quando a Sofia nasceu, aqui a je, mãe de 1ª viagem, ouviu toda a gente e vá de comprar fatinhos só a partir do nº1; já viram não é? A minha bébé nasceu com menos de 3 quilos e a roupa dava para ela e outra igual, na 1ª noite quando lhe fui mudar a fralda sobrava-me uma perna do babygrow: a rapariga poupadinha,enfiou as duas no mesmo sitío. Concluíndo: no outro dia à hora da visita lá estava o meu mano com 3 babygrows nº0 para a criança.
Quando a Marta nasceu, em Santa Maria, lá estava ele no corredor à espera que me levassem para a enfermaria e ver a pestinha mais nova.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Um beijão para a Keli, para a Heleninha e para todos.



Oi, Keli gostei da imagem e achei que a Heleninha e o Biel também (não é tubarão, eu sei) gostariam.
Escrevo este post para que vocês possam visitar a Keli aqui http://panolinhaeagulha.blogspot.com/
e dar-lhe uma forcinha. Eles são uma familía linda que tem passado por muito, para nós mães, tem passado o inimaginável, neste momento estão a passar mais uma provação, se puderem passem por lá e mandem só um beijinho, um pensamento positivo, porque esta mãe coragem precisa desse carinho.
Obrigada a todas/os e desculpe o ter tomado esta liberdade Keli, mas como já não é a 1ª vez que falo aqui na Heleninha... :).beijo amiga.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Pronto Cenourita



Já cá chegaram as andorinhas: estávamos no terraço, ontem à tarde, eu e filhota mais velhota (atenção que hoje disseram-me que não acreditavam que eu tivesse uma filha com 21 anos,faz-nos sentir bem não é?)quando ela descobriu as andorinhas,assim bem antes das gatas que adoram andar no nosso terraço. Ainda bem que elas voam alto, porque os melros que adoram pousar no parapeito e os pardais que se divertem na figueira, têm uma esperança de vida muito curta.
E pronto já descomprimi um bocadinho. Beijinhos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Parabéns a MIM!

Que vou ter hoje o aniversário que pedi durante 9 anos: não eram relógios, ouros ou viajens, não eram perfumes ou colecções Mad com papel higiénico, quando nem sequer me deixavam dormir; não o que eu queria era um dia a dois, fora de casa, com direito a jantar com as filhas , mas o resto do dias a dois. Não houve sensibilidade porque também não havia sentimento, só a mania que o dinheiro e as prendas caras( que hoje se atiram em cara) compensavam tudo: é mentira, nunca compensaram nada, só desgastaram ainda mais.

Hoje vou ter o dia que queria há anos, um dia a dois, culminando com um jantar a três e uma sobremesa para os que quiserem aparecer e sei que aparecem porque me amam. E são estes que eu quero ao meu lado neste dia. E também vocês que aí desse lado foram amigas e ajudaram bastante, por isso OBRIGADA! E um lanchinho.






Podem escolher entre o Bolo de Caramelo, ensopadinho e os profiteroles.
Ah e os Parabéns também para o outro aniversariante cá de casa.



E também à sua mana Pininha que pode ser encontrada no blog: Caderno Diário.
Como estou com pressa se houver gralhas para a próxima emendo...ou não. Beijinhos.

sábado, 13 de março de 2010

Este é o nosso guardião



Este é o nosso cãozinho que acha que é um pequenito e quer colinho a toda a hora.
Se alguém se quiser oferecer que faça favor. Tenho que dizer que o nosso menino só gosta do sexo feminino, não gosta mesmo de homens, faz um barulhão desgraçado, pelo contrário com as mulheres baba-se todo... onde é que eu já vi isto?

E é para não dizerem que eu só mostro os meus gatos.
Ah, e precisamos de uma voluntária para lhe dar banho; porque é difícil agarrar na mangueira, no shampoo e fugir dele, tudo ao mesmo tempo.

Para que não tenham ideias erradas ele só está assim preso quando eu ando a limpar o quintal ou o lar do Spotinho, porque ele insiste em brincar com os gatos e eles não gostam.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Parabéns mãe!



Não deixo bolo por causa dos diabetes :)
Mas ofereci-lhe um de qualquer modo,este é um mês muito concorrido na família, este mês já foi um afilhado, 2 primas, um primo e hoje a minha mãe que infelizmente se sente triste, pelo mesmo motivo que me tornou feliz. Lamento mãezinha, sei que na tua idade existem conceitos difíceis de entender, especialmente porque tiveste a sorte se ter um Marido e nós tivemos a sorte de ter um Pai, mas infelizmente nem todos temos essa sorte, eu não tive, as meninas não tiveram (sabes bem como olharam nos teus olhos e nos do paizinho e vos mentiram, foi assim que nós três vivemostodos estes anos), por isso gostava que entendesses que este é o melhor caminho: aquele que me permite, finalmente, respirar e ser feliz, o mesmo acontecendo com as meninas.
Beijinhos de nós três, encontramo-nos aqui para o próximo ano.

domingo, 7 de março de 2010

Depois de anos de seca, temos tido muita chuva



mas não era disso que eu ia falar: depois de anos a dizer, estou farta de estar em casa, vamos ao cinema! E ter como resposta: isso está quase a sair em DVD. Agora vou ao cinema quando me dá na real gana, sózinha ou (bem) acompanhada. Hoje foi um dia assim: a Sofia foi sair, não sabia se vinha jantar, a Marta tinha ido no fim-de-semana dos 15 dias, e eu comecei a pensar, tenho um montão de coisas para fazer, é injusto decidir por uma em detrimento das outras. 'bora lá Paula vamos ao cinema, se assim o pensei melhor o fiz.
Vá de me despachar e ir embora, telemóvel a tocar pelo caminho: "e se fossemos ao cinema?", já estou a caminho e pronto lá vi um filme que gostei, com uma (boa, mesmo boa) companhia. e sinto-me tão bem que decidi oferecer-vos a receitinha do meu Pão-de-ló (grande preâmbulo, mas vai valer a pena se fizerem tudo benzinho).

Pão-de-Ló de Alfazeirão à minha moda

6 ovos
3 gemas
220g de açucar
100g de farinha
raspa de 1 limão ( quem gostar pode pôr 1/2 colher de café de canela, eu gosto mas a critíca mais velha não)


Ligue o forno a 220 graus. Eu forro a minha forma com papel vegetal próprio, pois assim não unto a forma e não uso gordura.

Bater as gemas com os ovos inteiros, até estarem esponjosos e vá acrescentando o açucar aos poucos, quando tiver um creme homogéneo, junte a farinha e a raspa do limão.Bata com a batedeira em velocidade rápida até obter o máximo de volume.

Coloque na forma e leve ao forno(eu tapo com o mesmo tipo de papel vegetal para não cozer muito por cima, pois é suposto ficar cremoso). Deixe no forno cerca de 12m. Retire logo. Coloque a forma num sitío onde não apanhe calor.

Desenforme e sirva só no dia seguinte. Se quiser pode polvilhar com açucar em pó (não costumo fazê-lo).

sexta-feira, 5 de março de 2010

E vão 100!!!




Não, não são 100 anos, são 100 posts porque , como todos sabem, sou o bicho preguiça em pessoa por isso não só levei todo este tempo a colocar 100 posts, como ainda fui à procura de alguma imagem que uma alma caridosa já tivesse feito( os meus agradecimentos a quem a postou 1º).

Já as fotos do bolo e dos bolinhos são minhas, as receitas já se perdem na minha memória, não sei já de onde vieram, sei que os faço há anos.


Este é o Pão-de-ló de Alfazeirão à minha moda

Esta é a fatia pronta a ser consumida.




Estes são os Bolinhos Alentejanos que a Marta gosta, a Sofia nem por isso: levam canela e uma colher de mel :)


Mas hoje, como a Marta está com mais uma crise e está frio, decidi ligar o forno e deixá-la moldar as bolinhas, ela preferia as bolachas mas a mãe está cansada e vou ter que acordá-la à 1 e depois às 7 para a "bombada" por isso não quero ver o Vitinho muito tarde.
Sirvam-se, mas têm que ser vocês a trazer o cházinho ou o vinho do Porto.


Só mais uma coisinha: o meu afilhado mais novo faz hoje aninhos, mas eu não digo quantos, para não me chamarem velha, digamos mais de 20 e menos de 30, o outro que tem mais de 30 e menos de 40 só faz para Abril. Fiquem sabendo que eu fui madrinha muito jovem.
Mas para o meu Miguel que não vai ler este blog, parabéns querido, beijões da madrinha.