quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Três livros, cinco nomes







A Cenourita lançou-me o desafio mas tem sido difícil responder: tenho andado em mudança de computador. Depois de quase 1 ano há espera do novo, ele não funcionava em condições, não entrava no messenger nem por mais uma, se estava mais que 10 minutos no Google a página fechava-se, enfim uma série de coisas que me aborreceram um bocaaaaaaaado. Enfim, lá fiz um ultimatum e agora voltei às origens, vamos aproveitar enquanto dura.



Então livros favoritos são muitos, dependendo da época e do estado de espírito; o Pantagruel é também um dos meus livros de referência, mas vamos tentar outros (lá andei a "vasculhar"umas fotos na net, pois entretanto fiquei sem o scanner).



Então temos os Capitães de Areia, do imortal Jorge Amado; a Morte no Nilo, Agatha Christie; também de Oscar Wilde The picture of Dorian Gray.
Os 5 nomes não são fáceis, pois como ando nisto dos blogs há pouco tempo, não tenho muitos amigos, mas vou tentar: Cinara , Belinha Gulosa, Janeca (do Ponto-de-Pérola),Cláudia M. ,Edinha . A elas e a todos beijinhos e vamos esperar que eu vá conseguindo manter o contacto.:)
















domingo, 23 de novembro de 2008

Lanche de domingo

Brownie de 3 chocolates
Um bolo delicioso, ideal para finalizar um jantar de amigos ou em família.
Ingredientes:
185 gr de manteiga à temperatura ambiente
185 gr de chocolate amargo - picado
3 ovos
1 + 1/4 chávena de açúcar
2/3 chávena de farinha de trigo
1/2 chávena de chocolate em pó
3/4 chávena de chocolate branco em pedaços
3/4 chávena de chocolate de leite em pedaços
PreparaçãoAqueçer o forno a 180C.
Colocar a manteiga e o chocolate amargo numa panela, em lume brando.Mexer ate que a mistura fique homogênea.
Deixar arrefecer.Bater os ovos e o açúcar numa batedeira até que a mistura fique clara e cremosa. Junte o preparado anterior a esta mistura que acabou de fazer.
Junte a farinha e o chocolate em pó ao creme anterior e misture todos os ingredientes até o creme ficar bem homogeneo.Acrescente o chocolate branco e o de leite à massa, e despeje numa forma quadrada/retangular (20cm), forrada com papel-manteiga.
Leve ao forno cerca de 35-40 minutos. Quando o bolo estiver pronto (após o teste do palito) retire do forno e deixe arrefecer na forma.
Corte em quadrados.Notas:Este bolo é delicioso.
Deve dar para 16 porções.Sirva com o café, ou mesmo um licor, no final de uma refeição.Óptimo para finalizar um jantar de amigos ou família.

Tirei daqui:A Cozinha da Cláudia e "caiu" muito bem entre os amigos que apareceram para o lanche. Antes servi uns folhadinhos de queijo, fiambre e tomate. Foi um lanche que não levou muito tempo a preparar mas saiu bem, acompanhado com um cházinho quente porque a constipação não me larga.

sábado, 22 de novembro de 2008

Bifinhos de frango em gigot

mais um dia de falta de imaginação, aliado a um "girl's lunch out", decidi arrumar umas Teleculinárias e lá descobri esta receita que me pareceu diferente, fácil e óptima para aproveitar o arroz branco da véspera :). Não tenho foto, mas aqui vai:

500g de bifinhos de frango
1,200g de batatas (não usei, não esperavam que eu seguisse a receita, não é?)
1 cebola
1/2 pimento vermelho
2 colheres de sopa de tomate
2 dl de natas
50 gr de manteiga ou margarina
1 dl de vinho branco (só tinha rosé)
salsa picada q.b.
óleo para fritar.

1. Corte os bifes em tirinhas e tempere com sal e pimenta.
descasque as batatas, corte em palitos e frite. Escorra e tempere com sal,reserve.
2. Leve ao lume a manteiga, com a cebola cortada em rodelas até ficar transparente, adicione o pimento,sem sementes, em rodelas ( adicionei um pimento padrão que estava solitariamente no frigorífico). Juntei, ainda 6 cogumelos cortados em quartos ( 6 porque era o que tinha e não por outra razão qualquer). Mexa e deixe cozinhar mais um pouco.
3. Junte o frango, deixe cozinhar uns minutos (2 ou 3), adicione o vinho, a polpa de tomate e as natas, mexa, deixe engrossar um pouco, junte as batatas frita e envolva bem.
4.Rectifique o sal e a pimenta, sirva polvilhado com salsa picada. Pessoalmente acho que uma saladinha de alface, vai muito bem como acompanhamento... e se for uma das biológicas da Carla, ainda melhor :) .